Guia para incidência internacional PBPD

Guia estimula incidência internacional em política de drogas

Para baixar o Guia de Incidência Internacional clique aqui

A Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD), em parceria com a Plataforma JUSTA, lança nesta terça (14/12), às 19h, o Guia para Incidência Internacional I PBPD.  A publicação, coordenada por Cristiano Maronna e Luciana Zaffalon, foi escrita pelos pesquisadores Paulo Pereira e Priscila Villela, com o apoio da auxiliar de pesquisa Flávia D’Angelo. O objetivo é ampliar o conhecimento e estimular a incidência no sistema internacional do controle de drogas da ONU por meio de diversos mecanismos institucionais, com destaque para os consórcios internacionais de organizações da sociedade civil. 

A política de drogas é um tema internacional. Por isso, a importância deste Guia, que teve um rico processo de construção coletiva com várias organizações e indivíduos. Nele, tentamos sintetizar e traduzir o universo do sistema internacional de controle de drogas da ONU para uma linguagem mais acessível. Esperamos que isso estimule a participação cada vez maior da sociedade civil brasileira e latino-americana nesse espaço político fundamental, que afeta as políticas de drogas locais e nacionais“, observa o autor Paulo José dos Reis Pereira.

 Luciana Zaffalon, diretora do JUSTA, destaca que “construído com a participação ativa de mais de 20 representantes da rede da PBPD, o guia resume uma bonita trajetória coletiva da Plataforma, que desde 2015 atua para ampliar os diálogos internacionais com um olhar atento à importância de priorizar os diálogos latino-americanos. Para o JUSTA, apoiar a publicação do guia fez e faz sentido sobretudo pela importância da partilha de aprendizados“.

 A publicação ilustra a atuação de ONGs no controle internacional de drogas com casos e exemplos brasileiros, destacando potencialidades e limitações destas ações. Segue a trilha iniciada com a Cartilha: entendendo a política de drogas no cenário internacional, elaborada em 2016 pela PBPD para orientar a discussão pública sobre a Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU sobre Drogas (UNGASS). É também a sistematização de conhecimentos e experiências adquiridas ao longo dos últimos anos com o ativismo internacional da plataforma e de suas entidades-membro no acompanhamento, reflexão e ação sobre o sistema internacional de controle de drogas.

 Um conjunto de pessoas e entidades-membro da PBPD contribuíram para a elaboração do guia ao longo do primeiro semestre de 2021, compartilhando em entrevistas suas experiências de incidência internacional no controle internacional de drogas a fim de enriquecer o texto com histórias, realizações e desafios enfrentados. “Esperamos que esse guia auxilie e incentive a ação da sociedade civil por um controle internacional das drogas que seja mais justo, coerente e humano” resume o texto de apresentação da nova publicação da PBPD.

O lançamento online acontece nesta terça (14/12), às 19h via YouTube e Facebook da Plataforma Brasileira de Política de Drogas e a publicação bilíngue ficará disponível para download gratuito.

0 Comentários

Comente

Seu e-mail não será publicado.