
Confira o manifesto contra os supersalários e pela construção de uma política remuneratória justa e transparente, alinhada aos princípios constitucionais da moralidade, da legalidade e da eficiência na administração pública assinado pelo JUSTA, o Movimento Pessoas à Frente, a Fundação Tide Setubal, a Transparência Brasil, o Instituto Democracia e Sustentabilidade, o Movimento Brasil Competitivo, o Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades, a Associação Livres, o Centro de Liderança Pública e a República.org
O JUSTA monitora e analisa os orçamentos dos Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, lançando luz sobre as escolhas orçamentárias dos estados, desde 2021. Confira também o relatório Justiça e Orçamento em 2021, o relatório Justiça e Orçamento na Amazônia Legal em 2022 e Relatório Justiça e Orçamento em 2022.
Recentemente, lançamos o relatório Justiça e Orçamento nos Estados Brasileiros, com dados do ano de 2023. Dentre os principais destaques:
- R$77 bilhões foram gastos com o sistema de justiça em 2023.
- 69% dos recursos foram para folhas de pagamento.
- As instituições de justiça receberam R$3,8 bilhões em créditos adicionais, valores que não passaram pela aprovação do Poder Legislativo e foram negociados diretamente com o Executivo.
- As taxas de crescimento dos orçamentos dos sistemas de justiça foram superiores às taxas de crescimento dos orçamentos totais em 15 estados, quando comparados aos dados de 2022 e 2023.
0 Comentários