JUSTA lança artigo no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022

Acesse a apresentação expandida do artigo “Há uma porta de saída para o sistema prisional”, que contém mais informações sobre a metodologia adotada e os dados analisados pelo JUSTA.

No dia 28 de junho foi lançado o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022 e o JUSTA contribuiu com a publicação com o artigo “Há uma porta de saída para o sistema prisional? O funil de investimentos nas polícias, no sistema penitenciário e nas políticas para egressos nos estados brasileiros”.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Anuário, publicado desde de 2007, reúne informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública, constituindo uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área.

Em seu artigo, o JUSTA analisou os orçamentos das polícias, do sistema penitenciário e de políticas para egressos de cinco estados – Bahia, Goiás, Pará, Paraná e São Paulo em 2021. Os dados apontam para um funil de investimentos que ilustra as atuais prioridades político orçamentárias, além de evidenciar o subfinanciamento – e em alguns estados a inexistência de orçamento – de políticas para egressos.