Para baixar o Guia de Incidência Internacional clique aqui
A Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD), em parceria com a Plataforma JUSTA, lança nesta terça (14/12), às 19h, o Guia para Incidência Internacional I PBPD. A publicação, coordenada por Cristiano Maronna e Luciana Zaffalon, foi escrita pelos pesquisadores Paulo Pereira e Priscila Villela, com o apoio da auxiliar de pesquisa Flávia D’Angelo. O objetivo é ampliar o conhecimento e estimular a incidência no sistema internacional do controle de drogas da ONU por meio de diversos mecanismos institucionais, com destaque para os consórcios internacionais de organizações da sociedade civil.
“A política de drogas é um tema internacional. Por isso, a importância deste Guia, que teve um rico processo de construção coletiva com várias organizações e indivíduos. Nele, tentamos sintetizar e traduzir o universo do sistema internacional de controle de drogas da ONU para uma linguagem mais acessível. Esperamos que isso estimule a participação cada vez maior da sociedade civil brasileira e latino-americana nesse espaço político fundamental, que afeta as políticas de drogas locais e nacionais“, observa o autor Paulo José dos Reis Pereira.
Luciana Zaffalon, diretora do JUSTA, destaca que “construído com a participação ativa de mais de 20 representantes da rede da PBPD, o guia resume uma bonita trajetória coletiva da Plataforma, que desde 2015 atua para ampliar os diálogos internacionais com um olhar atento à importância de priorizar os diálogos latino-americanos. Para o JUSTA, apoiar a publicação do guia fez e faz sentido sobretudo pela importância da partilha de aprendizados“.
A publicação ilustra a atuação de ONGs no controle internacional de drogas com casos e exemplos brasileiros, destacando potencialidades e limitações destas ações. Segue a trilha iniciada com a Cartilha: entendendo a política de drogas no cenário internacional, elaborada em 2016 pela PBPD para orientar a discussão pública sobre a Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU sobre Drogas (UNGASS). É também a sistematização de conhecimentos e experiências adquiridas ao longo dos últimos anos com o ativismo internacional da plataforma e de suas entidades-membro no acompanhamento, reflexão e ação sobre o sistema internacional de controle de drogas.
Um conjunto de pessoas e entidades-membro da PBPD contribuíram para a elaboração do guia ao longo do primeiro semestre de 2021, compartilhando em entrevistas suas experiências de incidência internacional no controle internacional de drogas a fim de enriquecer o texto com histórias, realizações e desafios enfrentados. “Esperamos que esse guia auxilie e incentive a ação da sociedade civil por um controle internacional das drogas que seja mais justo, coerente e humano” resume o texto de apresentação da nova publicação da PBPD.
O lançamento online acontece nesta terça (14/12), às 19h via YouTube e Facebook da Plataforma Brasileira de Política de Drogas e a publicação bilíngue ficará disponível para download gratuito.
0 Comentários